STF - Plenário
ADI 1.057-BA
Ação Direta de Inconstitucionalidade
Relator: Dias Toffoli
Julgamento: 16/08/2021
Publicação: 20/08/2021
STF - Plenário
ADI 1.057-BA
Tese Jurídica Simplificada
Primeira Tese
Os estados não são obrigados a adotar o modelo federal de dupla vacância (art. 81, §1º, da CF)
Segunda Tese
Ocorrendo dupla vacância, os estados, o Distrito Federal e os municípios poderão definir por lei o procedimento de escolha para os respectivos cargos do Executivo.
Terceira Tese
Havendo eleição indireta, a legislação estadual pode prever votação nominal e aberta.
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Tese Jurídica Oficial
Primeira Tese
Os estados-membros, no exercício de suas autonomias, podem adotar o modelo federal previsto no art. 81, § 1º, da Constituição, cuja reprodução, contudo, não é obrigatória.
Segunda Tese
No caso de dupla vacância, faculta-se aos estados-membros, ao Distrito Federal e aos municípios a definição legislativa do procedimento de escolha do mandatário político.
Terceira Tese
No caso de realização de eleição indireta, a previsão normativa estadual de votação nominal e aberta é compatível com a CF.
Os estados-membros, no exercício de suas autonomias, podem adotar o modelo federal previsto no art. 81, § 1º, da Constituição, cuja reprodução, contudo, não é obrigatória.
Os estados-membros não estão sujeitos ao modelo consubstanciado no art. 81 da Constituição Federal (CF), abrindo-se, desse modo, a possibilidade de disporem normativamente, com fundamento em seu poder de autônoma deliberação, de maneira diversa.
No caso de dupla vacância, faculta-se aos estados-membros, ao Distrito Federal e aos municípios a definição legislativa do procedimento de escolha do mandatário político.
Isso porque essa prerrogativa não se confunde com a competência privativa da União para legislar sobre direito eleitoral [art. 22, I, da CF], apesar da indiscutível natureza eleitoral do procedimento de escolha do mandatário político, cujos procedimentos devem observar, tanto quanto possível, os requisitos de elegibilidade e as causas de inelegibilidade em relação aos candidatos, dentre outras regras previstas na legislação eleitoral.
No caso de realização de eleição indireta, a previsão normativa estadual de votação nominal e aberta é compatível com a CF.
Por tratarem-se de votações ocorridas no âmbito de órgãos legislativos, o dever de transparência se sobrepõe ao sigilo do ato deliberativo. A publicidade é a regra, sendo colocada como direito e ferramenta de controle social do Poder Público.
Com base nesses entendimentos, o Plenário julgou improcedente o pedido formulado em ação direta de inconstitucionalidade.