> < Informativos > Edição Especial nº 23 - STJ > Segredo de Justiça I - Ed. Especial nº 23

STJ - Segunda Seção

Segredo de Justiça I - Ed. Especial nº 23

Relator: Marco Buzzi

Julgamento: 11/12/2024

Publicação: 17/12/2024

Você não completou esse conteúdo
Marcar como completo
Favoritar
Imprimir em PDF

STJ - Segunda Seção

Segredo de Justiça I - Ed. Especial nº 23

Tese Jurídica Simplificada

Os planos de saúde devem cobrir tratamentos contra câncer e fornecer medicamentos antineoplásicos orais, independentemente da natureza do rol da ANS.

Nossos Comentários

Ops...

Os comentários estão disponíveis apenas para assinantes!

Assine Agora!

Tese Jurídica Oficial

Considera-se abusiva a negativa, pela operadora de plano de saúde, de cobertura de medicamento antineoplásico oral indicado para o tratamento contra o câncer.

Resumo Oficial

Segundo a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, independentemente da discussão a respeito da natureza do rol da ANS, impõe-se ao plano de saúde a cobertura de tratamento contra o câncer, inclusive o fornecimento do medicamento denominado antineoplásico a ser ministrado via oral.

No caso, a operadora de plano de saúde recusou a cobertura do medicamento, denominado Abemaciclibe 150 mg, prescrito pelo médico para o enfrentamento da grave doença da paciente, deixando-a padecendo à própria sorte no tratamento da referida enfermidade (neoplasia de mama bilateral), circunstância que evidencia abusividade e descumprimento da função social do contrato.

A teor da orientação jurisprudencial desta Corte Superior, considera-se abusiva a negativa, pela operadora de plano de saúde, de cobertura de medicamento antineoplásico oral indicado por médico assistente para o tratamento contra o câncer (neoplasia de mama bilateral).

Encontrou um erro?

Onde Aparece?