STJ - Terceira Turma
AgInt no AREsp 1.720.052-PR
Agravo Interno no Agravo em Recurso Especial
Relator: Moura Ribeiro
Julgamento: 08/04/2024
Publicação: 11/04/2024
Você não completou esse conteúdo
Marcar como completo
Favoritar
Imprimir em PDF
STJ - Terceira Turma
AgInt no AREsp 1.720.052-PR
Tese Jurídica Simplificada
O prazo recursal deve ser devolvido quando o único advogado representante da parte permanecer internado e impossibilitado de substabelecer os poderes, bastando o pedido formulado no curso do processo.
Nossos Comentários
Tese Jurídica Oficial
Caso exista atestado médico dispondo que o advogado deva se afastar do trabalho, não há que se falar em substabelecimento dos poderes recebidos, podendo o pedido de devolução do prazo recursal ser formulado incidentalmente.
A Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) afirma que a simples juntada de atestado médico, sem a comprovação de absoluta impossibilidade do exercício da profissão ou de substabelecimento de mandato, não configura justa causa para a devolução do prazo recursal.
No caso, o único advogado dos recorrentes esteve internado e precisou ser afastado do trabalho pelo período de 12 dias, conforme atestado médico e declaração do hospital juntados aos autos por ocasião da interposição do recurso especial.
Nesse sentido, não há que se falar em atestado genérico, não existindo motivo para se argumentar que o advogado poderia ter substabelecido os poderes recebidos, justamente porque isso constitui atividade típica do seu mister.
De acordo com o artigo 1.004 do Código de Processo Civil (CPC), se, durante o prazo para a interposição do recurso, [...] ocorrer motivo de força maior que suspenda o curso do processo, será tal prazo restituído em proveito da parte, do herdeiro ou do sucessor, contra quem começará a correr novamente depois da intimação.
Ademais, o pedido de devolução do prazo recursal por motivo de força maior pode ser formulado incidentalmente como preliminar do próprio recurso, a exemplo do que ocorre nas situações de nulidade de intimação (art. 272, § 8º, CPC).