STJ - Primeira Turma
AgInt nos EDcl no REsp 1.733.325-SP
Agravo Interno nos Embargos de Declaração no Recurso Especial
Relator: Paulo Sérgio Domingues
Julgamento: 23/10/2023
Publicação: 25/10/2023
STJ - Primeira Turma
AgInt nos EDcl no REsp 1.733.325-SP
Tese Jurídica Simplificada
O entendimento firmado pelo STJ quanto ao prazo prescricional para redirecionamento da execução fiscal aos sócios da pessoa jurídica (REsp 1.201.993-SP) aplica-se aos demais responsáveis tributários.
Nossos Comentários
Tese Jurídica Oficial
O entendimento firmado pelo STJ no REsp 1.201.993/SP (Tema 444), no sentido de que "a decretação da prescrição para o redirecionamento impõe seja demonstrada a inércia da Fazenda Pública, no lustro que se seguiu à citação da empresa originalmente devedora", pode ser aplicado em relação aos demais responsáveis tributários.
Resumo Oficial
Encontrou um erro?
Relativamente ao prazo prescricional para responsabilização da fiadora pelas dívidas tributárias da devedora originária, a orientação do STJ, firmada no julgamento do Recurso Especial 1.201.993/SP (Tema 444), é no sentido de que "a decretação da prescrição para o redirecionamento impõe seja demonstrada a inércia da Fazenda Pública, no lustro que se seguiu à citação da empresa originalmente devedora".
Embora o precedente qualificado tenha apreciado o redirecionamento contra os sócios na hipótese de dissolução irregular da pessoa jurídica, os fundamentos adotados quanto à contagem do prazo prescricional, à luz do art. 174 do CTN, podem ser aplicados em relação aos demais responsáveis tributários, como na hipótese em que a recorrente passou a integrar a lide na condição de fiadora, conforme previsão do art. 4º da Lei 6.830/1980.
Também, quanto à interrupção do prazo prescricional, a orientação firmada pelo STJ é no sentido de que a adesão da devedora originária ao programa de parcelamento fiscal acarreta a interrupção da prescrição, e, havendo posterior exclusão daquele programa decorrente da sua inadimplência, a retomada da contagem do prazo ocorre por inteiro.