> < Informativos > STJ - Edição Especial nº 8 > AgInt no AREsp 1.565.474-RJ

STJ

AgInt no AREsp 1.565.474-RJ

Agravo Interno no Agravo em Recurso Especial

Julgamento: 29/11/2022

Publicação: 02/12/2022

STJ

AgInt no AREsp 1.565.474-RJ

Tese Jurídica Simplificada

Os servidores públicos federais expostos à radiação terão jornada de 24 horas semanais, assegurado o pagamento de horas extras ao período trabalhado além desse limite, sob pena de enriquecimento indevido da Administração.

Nossos Comentários

Ops...

Os comentários estão disponíveis apenas para assinantes!

Assine Agora!

Tese Jurídica Oficial

Os servidores públicos federais expostos à radiação fazem jus à jornada de vinte e quatro horas semanais, sendo-lhes assegurado o pagamento de horas extras em relação a todo o período trabalhado além desse limite, sob pena de enriquecimento indevido da Administração.

Resumo Oficial

No que tange ao direito do servidor à redução da jornada de trabalho em decorrência da exposição à radiação, o Tribunal "a quo" limitou o pagamento da verba a duas horas extras por jornada de trabalho, em interpretação do art. 74 da Lei n. 8.112/1990, contrariando a jurisprudência pacífica desta Corte Superior.

Em hipóteses como a presente, em que reduzida a jornada de trabalho para 24 (vinte e quatro) horas semanais por exposição do servidor à radiação, o STJ entende que deve ser assegurado "o pagamento de horas extras em relação a todo o período trabalhado além desse limite, sob pena de enriquecimento indevido da Administração, sobretudo por se tratar de reconhecimento judicial superveniente de jornada inferior à praticada ordinariamente pelo Poder Público, em relação a qual não era dado ao servidor a opção de não cumpri-la, o que impõe o afastamento da interpretação literal do art. 74, in fine, da Lei n. 8.112/1990" (REsp 1.847.445-RJ, Ministra Regina Helena Costa, DJe de 17/9/2020).

Encontrou um erro?

Onde Aparece?