> < Todos Julgados > ARE 1.234.192 AgR-PR

STF - Primeira Turma

ARE 1.234.192 AgR-PR

Recurso Extraordinário com Agravo

Outros Processos nesta Decisão

ARE 1.250.903 AgR-PR

Relator: Marco Aurélio

Relator Divergente: Alexandre de Moraes

Julgamento: 16/06/2020

Publicação: 30/09/2020

STF - Primeira Turma

ARE 1.234.192 AgR-PR

Tese Jurídica

A Primeira Turma, por maioria, deu provimento a agravos regimentais em recursos extraordinários com agravo para julgar improcedentes pedidos formulados por servidores públicos municipais, que, depois de se aposentarem voluntariamente, pretendiam ser reintegrados aos mesmos cargos que ocupavam anteriormente.

Resumo Oficial

Trata-se de servidores ocupantes de cargos de provimento efetivo, que requereram aposentadoria perante o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pois o município não possui regime próprio de previdência. Posteriormente, mediante ação judicial, postularam a aludida reintegração, ao fundamento de que seria cabível a percepção simultânea de vencimentos de cargo público com proventos de aposentadoria, pagos pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

A Turma considerou inadmissível que o servidor efetivo, depois de aposentado regularmente, seja reconduzido ao mesmo cargo sem a realização de concurso público, com o intuito de cumular vencimentos e proventos de aposentadoria. Se o servidor é aposentado pelo RGPS, a vacância do cargo respectivo não implica direito à reintegração ao mesmo cargo sem a realização de concurso.

Vencidos os ministros Marco Aurélio (relator) e Rosa Weber, que negaram provimento aos agravos ao fundamento de que a matéria implicaria análise de legislação infraconstitucional.
 

Encontrou um erro?

Onde Aparece?