> < Informativos > Informativo 823 - STJ > AREsp 2.234.661-RS

STJ - Quinta Turma

AREsp 2.234.661-RS

Agravo em Recurso Especial

Relator: Daniela Teixeira

Julgamento: 27/08/2024

STJ - Quinta Turma

AREsp 2.234.661-RS

Tese Jurídica Simplificada

O sigilo do processo não autoriza a ocultação do nome do advogado da parte na intimação.

Nossos Comentários

Ops...

Os comentários estão disponíveis apenas para assinantes!

Assine Agora!

Tese Jurídica Oficial

Eventual nível de sigilo do processo não autoriza a ocultação do nome do advogado da parte na intimação.

Resumo Oficial

O Tribunal de origem consignou que foi publicada a intimação de pauta de julgamento no Diário da Justiça Eletrônico, na qual constaram as informações de classe e número do processo e que devido ao nível de sigilo do feito ser o de número 2, torna sigiloso os nomes de partes e procuradores.

Contudo, não há previsão legal de uma gradação de sigilo em que os nomes dos procuradores não são citados. A justificativa do nível sigilo não é suficiente para supressão do nome dos procuradores, devendo se guardar sigilo apenas do nome das partes, pois torna inviável a verificação pelos advogados do dia de inclusão do feito para julgamento.

A perda de momento em que poderia ser apresentada uma defesa é extremamente prejudicial ao réu e fere o princípio da ampla defesa e do contraditório, princípios basilares do devido processo legal.

Note-se que o julgamento do recurso sem a devida intimação da parte interessada acarreta nulidade, conforme enunciado n. 431 da Sumula do STF: "É nulo o julgamento de recurso criminal, na segunda instância, sem prévia intimação, ou publicação da pauta, salvo em habeas corpus".

Encontrou um erro?

Onde Aparece?